Conceituação da palavra eixo em CNC

Sempre quando ouvimos falar sobre tecnologia CN/CNC, esta implícita a questão eixo, ex. Compramos uma máquina CN cinco eixos.
No entanto sempre surge a dúvida, quais são estes tais eixos? Um modo simples de conceituar a palavra eixo CNC é referenciar se como eixo cada movimento possível de ser feito na direção de um dos eixos do sistema cartesiano de modo consecutivo, ou seja, se a máquina pode se movimentar na direção X Y e Z no mesmo tempo, esta máquina é uma máquina de três eixos, porém se esta máquina movimenta-se em dois eixos consecutivamente e o terceiro quando os outros dois estiverem parados, esta máquina possui dois eixos e meio.
É comum encontrarmos máquinas de dois eixos e meio, o movimento do eixo que denomina esta máquina como 'meio' é conhecido por movimento indexado ou seja não continuo, pois só atua quando os outros eixos estão parados.

Máquina simples de três eixos

Encontramos os três primeiros eixos, e o que falar de uma máquina de quatro ou cinco eixos; Vamos então conversar de outros tipos de eixos que não sejam X Y e Z, que são conhecidos como eixos lineares primários.
Os outros dois no caso de uma máquina cinco eixos são os eixos rotativos ou giratórios ou ainda eixos angulares, estes eixos se movimentam em torno de um dos três eixos primários X, Y e Z, do seguinte modo se girar como se fosse em torno de um eixo paralelo ao eixo X este levará o nome de eixo A, se em torno do eixo Y se chamará B e em torno de Z por conseqüência seria o C.
Veja como seria fácil identificar os movimentos dos eixos rotativos, ou seja, o sentido e a direção destes eixos, podem utilizar a regra da mão direita, do seguinte modo, com a mão como se estivesse fazendo "positivo" considerando que o eixo linear sobre o qual girará o eixo rotativo, passa paralelo por dentro da mão como se a mesma segurasse o eixo e o polegar indicaria o sentido que este eixo aumenta positivamente, então o eixo rotativo giraria acompanhando os outros quatro dedos também no sentido positivo.

Veja no croqui Abaixo:


Regra da mão direita para identificar o sentido de giro dos eixos rotativos

Máquina de cinco eixos (X,Y, A, B)

Uma pergunta ainda, pode estar havendo na cabeça de muitas pessoas, mas eu já ouvi falar de máquinas de seis, sete ou até mais eixos, como seria isto?

Realmente isso existe, embora sejam máquinas extremamente especiais, elas existem, alem dos eixos lineares primários pode haver outros três eixos lineares, que são conhecidos como eixos lineares secundários, e suas disposições são da seguinte maneira, se o eixo é paralelo ao X se chamará U, se paralelo a Y o nome será V, se paralelo ao eixo Z recebe o nome de W; Deste modo já se somam nove eixos possíveis em uma máquina CNC; porém isto não para por aí, pois pode haver máquinas de até 15 eixos, porém seriam casos muito especiais e não seria interessante nesta explanação.

Máquina cinco eixos (quatro lineares X,Y,Z e W, um rotativo B)

Outro aspecto importante sobre os eixos de máquinas CNC seria onde estes eixos se movimentam, ou seja, os eixos podem movimentar o cabeçote da máquina e a mesa fica parada ou vice-versa, ou então alguns eixos movimentam a mesa e outros o cabeçote, as combinações podem ser muitas, e o que tem de importante nisto?
Na realidade para programadores isso tem pouca importância, quando se trata apenas de eixos lineares, porém se forem eixos rotativos, isso pode gerar alguns problemas, quem na realidade precisa conhecer as implicações cinemáticas sobre este assunto é o desenvolvedor de pós-processador, pois ele precisa saber interpretar essas diferenças e implementá-las nos pós-processadores.
Os programadores, no entanto precisam conhecer um pouco disto tudo para verificar o que ocorre quando movimentos rápidos atuam em eixos mistos, ou seja, lineares e rotativos, porém este assunto será tratado em assuntos técnicos avançados.

© direitos reservados: Américo Luiz de Azevedo

Home | Fale Conosco | Histórico | Artigos | Links | Downloads | Tutoriais & Vídeos | Classificados

Copyright © 2008 - Mundo CNC - Todos Direitos Reservados.